Apresentação

A Associação Portuguesa de Demografia (APD) com a parceria do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS) e a Câmara Municipal de Lisboa (CML), organiza o V Congresso Português de Demografia que terá lugar, nos dias 6 e 7 de outubro de 2016, na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), em Lisboa.

A Crise Demográfica: Um País em Extinção?

No início do séc. XXI as questões demográficas têm vindo a emergir como grandes desafios societais no e para o futuro da Europa e também do Mundo e, por essa razão, a marcar as agendas mediáticas e governativas em diversos países.
No caso português, a recente crise económico-financeira e social veio agudizar e tornar evidente uma outra crise, a demográfica, silenciosa mas inexorável, caracterizada pelo acentuar da queda no número de nascimentos, pelo súbito crescimento da emigração, marcada pela aceleração do processo de envelhecimento da população, pela contração da população em idade ativa e, consequentemente, pelo inevitável declínio demográfico.
Na longa duração, esta evolução demográfica conduziria em qualquer país ou região, fatalmente, à extinção da sua população.
Apesar da diminuição registada nos níveis da imigração em Portugal, os recentes fluxos de emigrantes e de refugiados para a Europa, tal como a pressão migratória em diferentes geografias vêm (re)centrar as atenções e preocupações no(s) fenómeno(s) migratório(s).
As consequências ao nível da sociedade adquirem características de irreversibilidade. Para a Associação Portuguesa de Demografia (APD), é tempo de refletir, de compreender, de antecipar, de agir.
Com a realização do seu V Congresso, a APD pretende constituir um fórum de reflexão e debate privilegiado relativamente a todas as questões demográficas que marcam a atualidade, reunindo investigadores de todas as áreas científicas que possam contribuir para a disseminação do conhecimento demográfico, mas também congregando resultados e experiências de todos os que, nas suas funções quotidianas, se debruçam sobre os problemas demográficos contemporâneos, visando assim o intercâmbio não apenas científico mas também técnico com vista ao conhecimento aprofundado da realidade demográfica portuguesa, de modo a melhor (re)pensar e intervir em termos de futuro (de modo prospetivo).
A Demografia cruza diferentes áreas do saber, simultaneamente fundamentais e complementares ao desenvolvimento do conhecimento demográfico e ao estudo de impacto de evoluções diferenciadas (ou cenários demográficos): economia, sociologia, geografia, história, relações internacionais, ciências do ambiente, biologia, medicina (ciências médicas), ciência atuarial, turismo, entre outras.
A APD apela à participação ativa de todos neste Congresso que qualificamos de inadiável para a sociedade portuguesa, em particular dos seus associados, exortando todos a enviarem os seus contributos, resultados da sua investigação, da teorização sobre as questões de demografia e sobre o futuro da ciência demográfica em Portugal.
Será dado especial acolhimento à apresentação de trabalhos de jovens doutorandos, numa perspectiva de fomento da investigação e dos estudos orientados para a solução dos problemas demográficos nos diversos níveis de ação.

Notícias

Os participantes nos Workshops apresentados pelos Professores Roberto Salguero-Gomez e Tim Riffe são convidados a trazer os seus computadores portáteis com versões pré-instaladas dos seguintes programas Excel e poptools e R:

Poderá fazer a apresentação da sua comunicação, se assim o entender, no modelo que disponibilizamos em anexo. Relembramos que cada apresentação terá a duração máxima de 15 minutos.

  • Até 30 de abril de 2016 (prorrogado) – envio de título e resumo de comunicação
  • Até 15 de Maio de 2016 (prorrogado) – aceitação das propostas de comunicação
  • Até 31 de julho de 2016 (prorrogado) – envio das comunicações definitivas